Pular para o conteúdo principal
Respondendo as questões mobilizadoras do curso TDMA do PEin.

"As tecnologias digitais estão na vida de todos! E como elas estão nas salas de aulas?"

R: Estão muito longe da realidade esperada para uma escola do século 21. Sou professora da rede pública e privada e em ambas os alunos não compreendem que as tecnologias digitais podem e devem ser usadas na escola. Por enquanto, é mais do mesmo, ou seja, continuamos praticando metodologias que não contemplam a inclusão digital. Por exemplo, as escolas e o MEC deveriam repensar o currículo e acrescentar o uso efetivo e ativo das TICs. 

"Tem sentido ensinar da mesma maneira?"

R: Não faz mais sentido algum ensinar da mesma maneira que eu lecionava há 18 anos atrás, porém "o sistema" nos move a perpetuar a mesma metodologia de séculos passados. Sou professora de biologia e os conceitos, termos e teorias surgem e mudam o tempo todo. E, continuamos usando livros didáticos desatualizados. Também, não podemos confundir novas práticas, com usar as anteriores com uma roupa nova, como por exemplo, usar o data show para passar o que seria escrito no quadro. 

"Sobre a aprendizagem do estudante nas aulas tradicionais."

R: Em minha prática docente, percebi já há algum tempo que os alunos somente prestam atenção nos primeiros 15 minutos de aula. Para conseguir a atenção deles no tempo restante, é necessária a utilização de estratégias diversas, como jogos, vídeos, experimentos via mídias digitais entre outras.


"A evolução da WEB e os cenários da educação."

R: Essa evolução quebra com os paradigmas da educação tradicional, e por incrível que pareça os alunos e pais ainda esperam que a escola faça o trabalho todo sozinha(inclusive de educar seu filhos)! A WEB 3.0 infelizmente, ainda é o ideal- "educação e educação digital para todos" - claro que podemos fazer a nossa parte independentemente do meio, mas é como nadar contra a correnteza.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEMA 4/questões relevantes para a aplicação de metodologias ativas com a utilização de tecnologias digitais

A realização do curso, fez surgir a oportunidade de descobrir o meu potencial na área digital. Que até então eu achava que não possuía habilidade alguma neste quesito. Através do material em vídeo e em textos bem elaborados e com tarefas de investigação na área de aplicativos educacionais. Percebi, que nós professores, podemos através da formação continuada, inserir na nossa prática pedagógica, metodologias ativas aplicando a tecnologia digital. Vi na prática que não é nenhum “bicho de sete cabeças” o uso das TICs, o que nos falta é mais incentivo na área educacional do Brasil. O curso também propiciou o encontro e o ambiente colaborativo entre pessoas de todo Brasil, com profissões diferentes e um interesse em comum em tecnologias digitais. Existem muitas questões relevantes para a aplicação de metodologias ativas com a utilização de tecnologias digitais: escolas aparelhadas e que tenham condições para o uso efetivo da tecnologia digital. planejamentos escolares an

TEMA 2 /CURSO TECNOLOGIAS DIGITAIS E METODOLOGIAS ATIVAS

Olá, pessoal!!  Hoje, vou expor minha apresentação do google com o TEMA 2. Esse curso está me proporcionando colocar a mão na massa( cultura Maker) de tal forma que estou aprendendo ativamente as tecnologias digitais. Segue abaixo o link para a tarefa do Tema 2: https://docs.google.com/presentation/d/e/2PACX-1vR2d6r02qfRzNKcfkGOOjV_juGVGy952gmBlewr8G53X4V-zP2_ilB0K-iLJapIuSjeEVbEHsFZ28Ir/pub?start=false&loop=false&delayms=3000 Até em breve, Leandra
             Zoológico do Rio de Janeiro é um dos lugares que eu mais gosto de visitar!!!

Licença