Pular para o conteúdo principal

Análise da prática educacional(curso TDMA).

Olá, pessoal!!!
Compartilho com vocês a minha análise do Tema 1.

O desafio principal é a escola entrar no novo milênio, não somente comprando equipamentos modernos e dando acesso a internet com laboratórios de informática. Mas, incorporando novas formas de ensinar e aprender. Saindo do ensino tradicional e compreendendo que o celular não é o vilão que impede o professor de dar aula.

A análise que pude desenvolver só foi possível porque tive a oportunidade de participar de um projeto de uma Ong que possibilitou o uso de novas metodologias ativas e a partir disso tive acesso ao uso da metodologia sala de aula invertida com minhas turmas. O projeto viabilizou o uso das TICs, através de cursos e internet gratuita a escola e professores. Resultando nas inovações realizadas em  minhas aulas.
Houve resistência por parte dos alunos e minha no início, pois nós tivemos que sair da zona de conforto. Mas, depois de desenvolvido o projeto e que ambas as partes entenderam seus papéis no processo de aprender a aprender, realmente mudou a minha visão e a deles quanto as metodologias ativas.
Só lamento que o projeto não foi incorporado definitivamente na escola. E, não vejo solução para continuar utilizando essas inovações sem auxílio financeiro.
A análise da minha colega do curso TDMA, Nilza Pereira, representa muito do que penso, segue abaixo:
"Os imigrantes digitais devem ter cuidado para não compreender as novas tecnologias na educação como uma solução para tudo, pois as mídias digitais são apenas meios para colaborar no processo ensino-aprendizagem.
Por isso, é preciso pensar as metodologias ativas como um processo de produção do conhecimento que parte de uma problematização, da experiências práticas dos alunos, de seus conhecimentos prévios, da pesquisa, de jogos e de tantas outras atividades possibilitadas pelas novas tecnologias. 
Ao professor, nesta etapa, compete motivar a participação do aluno e oferecer-lhe  diversas possibilidades (mídias impressas, mídias digitais) para que ele pesquise, experiencie e crie, orientando-o quando for necessário, a fim de o aluno relacione o conteúdo estudado à sua prática social e veja sentido em aprender determinado conteúdo curricular. 
Posteriormente, o mediador insere algumas orientações teóricas e realiza as mediações necessárias. Nesta concepção, a avaliação deve ocorrer durante todo o processo e não apenas como um produto final.
Assim, trabalhar fundamentando-se nas metodologias ativas é inverter o que a escola tradicional sempre fez, ou seja, desafiar o aprendiz, de modo que ele investigue as respostas por si mesmo, pesquisando, analisando, questionando, refutando, complementando, sugerindo e respondendo ao processo.
O aluno é, nesta concepção, ativo, seja individualmente ou em grupo, e também colabora com a aprendizagem dos colegas. O mediador não é mais o detentor do conhecimento, ele é um ser mais experiente, porém está sempre aprendendo."
E, assim vou aprendendo a aprender....
Até em breve,
Leandra

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEMA 4/questões relevantes para a aplicação de metodologias ativas com a utilização de tecnologias digitais

A realização do curso, fez surgir a oportunidade de descobrir o meu potencial na área digital. Que até então eu achava que não possuía habilidade alguma neste quesito. Através do material em vídeo e em textos bem elaborados e com tarefas de investigação na área de aplicativos educacionais. Percebi, que nós professores, podemos através da formação continuada, inserir na nossa prática pedagógica, metodologias ativas aplicando a tecnologia digital. Vi na prática que não é nenhum “bicho de sete cabeças” o uso das TICs, o que nos falta é mais incentivo na área educacional do Brasil. O curso também propiciou o encontro e o ambiente colaborativo entre pessoas de todo Brasil, com profissões diferentes e um interesse em comum em tecnologias digitais. Existem muitas questões relevantes para a aplicação de metodologias ativas com a utilização de tecnologias digitais: escolas aparelhadas e que tenham condições para o uso efetivo da tecnologia digital. planejamentos escolares an

TEMA 2 /CURSO TECNOLOGIAS DIGITAIS E METODOLOGIAS ATIVAS

Olá, pessoal!!  Hoje, vou expor minha apresentação do google com o TEMA 2. Esse curso está me proporcionando colocar a mão na massa( cultura Maker) de tal forma que estou aprendendo ativamente as tecnologias digitais. Segue abaixo o link para a tarefa do Tema 2: https://docs.google.com/presentation/d/e/2PACX-1vR2d6r02qfRzNKcfkGOOjV_juGVGy952gmBlewr8G53X4V-zP2_ilB0K-iLJapIuSjeEVbEHsFZ28Ir/pub?start=false&loop=false&delayms=3000 Até em breve, Leandra
             Zoológico do Rio de Janeiro é um dos lugares que eu mais gosto de visitar!!!

Licença