Olá, pessoal!!!
Compartilho com vocês a minha análise do Tema 1.
Compartilho com vocês a minha análise do Tema 1.
O desafio
principal é a escola entrar no novo milênio, não somente comprando equipamentos
modernos e dando acesso a internet com laboratórios de informática. Mas,
incorporando novas formas de ensinar e aprender. Saindo do ensino tradicional e
compreendendo que o celular não é o vilão que impede o professor de dar aula.
A análise
que pude desenvolver só foi possível porque tive a oportunidade de participar
de um projeto de uma Ong que possibilitou o uso de novas
metodologias ativas e a partir disso tive acesso ao uso da metodologia sala de
aula invertida com minhas turmas. O projeto viabilizou o uso das TICs, através
de cursos e internet gratuita a escola e professores. Resultando nas inovações
realizadas em minhas aulas.
Houve
resistência por parte dos alunos e minha no início, pois nós tivemos que sair
da zona de conforto. Mas, depois de desenvolvido o projeto e que ambas as
partes entenderam seus papéis no processo de aprender a aprender, realmente
mudou a minha visão e a deles quanto as metodologias ativas.
Só lamento que o projeto não foi incorporado definitivamente na escola. E, não vejo
solução para continuar utilizando essas inovações sem auxílio financeiro.
A análise da minha colega do curso TDMA, Nilza Pereira, representa muito do que penso, segue abaixo:
"Os imigrantes digitais devem ter cuidado para não compreender as novas tecnologias na educação como uma solução para tudo, pois as mídias digitais são apenas meios para colaborar no processo ensino-aprendizagem.
Por isso, é preciso pensar as metodologias ativas como um processo de produção do conhecimento que parte de uma problematização, da experiências práticas dos alunos, de seus conhecimentos prévios, da pesquisa, de jogos e de tantas outras atividades possibilitadas pelas novas tecnologias.
Ao professor, nesta etapa, compete motivar a participação do aluno e oferecer-lhe diversas possibilidades (mídias impressas, mídias digitais) para que ele pesquise, experiencie e crie, orientando-o quando for necessário, a fim de o aluno relacione o conteúdo estudado à sua prática social e veja sentido em aprender determinado conteúdo curricular.
Posteriormente, o mediador insere algumas orientações teóricas e realiza as mediações necessárias. Nesta concepção, a avaliação deve ocorrer durante todo o processo e não apenas como um produto final.
Assim, trabalhar fundamentando-se nas metodologias ativas é inverter o que a escola tradicional sempre fez, ou seja, desafiar o aprendiz, de modo que ele investigue as respostas por si mesmo, pesquisando, analisando, questionando, refutando, complementando, sugerindo e respondendo ao processo.
O aluno é, nesta concepção, ativo, seja individualmente ou em grupo, e também colabora com a aprendizagem dos colegas. O mediador não é mais o detentor do conhecimento, ele é um ser mais experiente, porém está sempre aprendendo."
E, assim vou aprendendo a aprender....
Até em breve,
Leandra
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