Olá, pessoal segue abaixo o projeto que apresentei no tema 3.
TEMA
A comunidade e o meio ambiente
Justificativa: É necessário estimular ações colaborativas para que a comunidade se perceba agente transformador e\ou modificador do meio em que vive. Resultando na divulgação e conscientização de todos os moradores sobre o desperdício de água, o despejo de lixo em rios da região, queimadas irregulares, a falta de saneamento básico, de saúde, escolas, transporte público e etc. E, através da divulgação dessas informações, possam obter meios para melhorar a qualidade de vida da comunidade. Transformando-os em cidadãos atuantes que conhecem seus deveres e direitos.
Objetivos gerais: Despertar o interesse sobre o meio ambiente; gerar conhecimento através de participação efetiva; reconhecer os conceitos básicos de comunidade e seus indicadores; conhecer a história do local onde se vive e compartilhar o “melhor” e o “pior” com o objetivo de melhorar a qualidade de vida
Estratégias de ensino e aprendizagem: Utilização do Datashow para transmitir o conteúdo, smartphones para fotografar e produzir vídeos, criação de folders digitalizados, criação de textos colaborativos e produção de imagens da comunidade.
Tecnologias digitais: Utilização do Google (pesquisa, drive, docs, classroom e blogs), Youtube, plataforma Wiki e facebook.
Links para imagens e recursos utilizados:
Descrição das atividades: A turma será dividida em grupos para pesquisa referente ao tema e elaboração de material audiovisual e fotográfico. Utilizarão os celulares para obtenção de fotos (com exposição na escola) e gravação de vídeos produzidos e postados no site Youtube. Preenchimento de questionário on-line sobre condições sociais, econômicas, físicas e culturais dos alunos (esses dados serão tabulados e apresentados na plataforma). Consulta no site de pesquisa Google, blogs, jornais, redes sociais e etc, que apresentem conteúdo sobre a sua comunidade.
Observações: A curto prazo, a meta é despertar nos alunos a conexão direta entre comunidade urbana e comunidade ecológica e colocar a turma em contato com as TICs. A médio prazo, é incorporar as novas tecnologias de forma efetiva no dia a dia escolar. Isso pode ser feito através das redes sociais, pois são excelentes meios de divulgação e compartilhamento do que acontece em nosso ambiente. Através do uso das TICs, o mundo fica “menor” e a nossa comunidade fica “maior”. Vemos mais e somos mais vistos. As novas tecnologias e o uso de metodologias ativas, possibilitam a compreensão do mundo globalizado e a participação efetiva no meio que vivemos.
Comentários
Postar um comentário