Pular para o conteúdo principal

TEMA 3/ Galeria de projetos inovadores

Olá, pessoal segue abaixo o projeto que apresentei no tema 3.


TEMA
A comunidade e o meio ambiente


Justificativa: É necessário estimular ações colaborativas para que a comunidade se perceba agente transformador e\ou modificador do meio em que vive. Resultando na divulgação e conscientização de todos os moradores sobre o desperdício de água, o despejo de lixo em rios da região, queimadas irregulares, a falta de saneamento básico, de saúde, escolas, transporte público e etc. E, através da divulgação dessas informações, possam obter meios para melhorar a qualidade de vida da comunidade. Transformando-os em cidadãos atuantes que conhecem seus deveres e direitos.

Objetivos gerais: Despertar o interesse sobre o meio ambiente; gerar conhecimento através de participação efetiva; reconhecer os conceitos básicos de comunidade e seus indicadores;  conhecer a história do local onde se vive e compartilhar o “melhor” e o “pior” com o objetivo de melhorar a qualidade de vida

Estratégias de ensino e aprendizagem: Utilização do Datashow para transmitir o conteúdo, smartphones para fotografar e produzir vídeos, criação de folders digitalizados, criação de textos colaborativos e produção de imagens da comunidade.

Tecnologias digitais: Utilização do Google (pesquisa, drive, docs, classroom e blogs), Youtube, plataforma Wiki e facebook.

Links para imagens e recursos utilizados:

Descrição das atividades: A turma será dividida em grupos para pesquisa referente ao tema e elaboração de material audiovisual e fotográfico. Utilizarão os celulares para obtenção de fotos (com exposição na escola) e gravação de vídeos produzidos e postados no site Youtube. Preenchimento de questionário on-line sobre condições sociais, econômicas, físicas e culturais dos alunos (esses dados serão tabulados e apresentados na plataforma). Consulta no site de pesquisa Google, blogs, jornais, redes sociais e etc, que apresentem conteúdo sobre a sua comunidade.

Observações: A curto prazo, a meta é despertar nos alunos a conexão direta entre comunidade urbana e comunidade ecológica e  colocar a turma  em contato com as TICs. A médio prazo, é  incorporar as novas tecnologias de forma efetiva no dia a dia escolar.  Isso pode ser feito através das redes sociais, pois são excelentes meios de divulgação e compartilhamento do que acontece em nosso ambiente. Através do uso das TICs, o mundo fica “menor” e a nossa comunidade fica “maior”. Vemos mais e somos mais vistos. As novas tecnologias e o uso de metodologias ativas, possibilitam a compreensão do mundo globalizado e a participação efetiva no meio que vivemos.   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEMA 4/questões relevantes para a aplicação de metodologias ativas com a utilização de tecnologias digitais

A realização do curso, fez surgir a oportunidade de descobrir o meu potencial na área digital. Que até então eu achava que não possuía habilidade alguma neste quesito. Através do material em vídeo e em textos bem elaborados e com tarefas de investigação na área de aplicativos educacionais. Percebi, que nós professores, podemos através da formação continuada, inserir na nossa prática pedagógica, metodologias ativas aplicando a tecnologia digital. Vi na prática que não é nenhum “bicho de sete cabeças” o uso das TICs, o que nos falta é mais incentivo na área educacional do Brasil. O curso também propiciou o encontro e o ambiente colaborativo entre pessoas de todo Brasil, com profissões diferentes e um interesse em comum em tecnologias digitais. Existem muitas questões relevantes para a aplicação de metodologias ativas com a utilização de tecnologias digitais: escolas aparelhadas e que tenham condições para o uso efetivo da tecnologia digital. planejamentos escolares an

TEMA 2 /CURSO TECNOLOGIAS DIGITAIS E METODOLOGIAS ATIVAS

Olá, pessoal!!  Hoje, vou expor minha apresentação do google com o TEMA 2. Esse curso está me proporcionando colocar a mão na massa( cultura Maker) de tal forma que estou aprendendo ativamente as tecnologias digitais. Segue abaixo o link para a tarefa do Tema 2: https://docs.google.com/presentation/d/e/2PACX-1vR2d6r02qfRzNKcfkGOOjV_juGVGy952gmBlewr8G53X4V-zP2_ilB0K-iLJapIuSjeEVbEHsFZ28Ir/pub?start=false&loop=false&delayms=3000 Até em breve, Leandra
             Zoológico do Rio de Janeiro é um dos lugares que eu mais gosto de visitar!!!

Licença